terça-feira, 8 de novembro de 2011

Novos guardiães!


Sempre comento com meus alunos o seguinte: Cuidamos melhor daquilo que conhecemos e gostamos!

Pensando nisso, convidei a Flávia Dias, uma das profissionais que trabalhou na restauração do altar-mor da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, em 2007, para ir ao distrito conversar com meus alunos!

Nossa ação aconteceu no interior da igreja e a restauradora apresentou informações sobre sua profissão, contou como era seu cotidiano de trabalho e quais os principais desafios enfrentados durante a obra. Também relembrou algo que lhe marcou: a devoção religiosa da comunidade lavrasnovense. Até hoje admirada, comentou sobre a frequência com a qual moradores do distrito iam até o Núcleo de Conservação e Restauro da FAOP, no centro de Ouro Preto, para orar diante da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, em processo de restauração. E falou da emoção de estar de volta a um lugar que, para ela, também é cheio de histórias e boas memórias...

Nosso grupo e Flávia
Após sua fala, pedimos que os participantes mostrassem fotos de situações que viveram na igreja. Larissa trouxe duas fotos de seu batizado, Mariane trouxe a foto de sua Primeira Comunhão e Amélia, uma foto de sua participação em uma coroação. Com estas fotos, pudemos comparar o aspecto do altar-mor, antes e depois da restauração, e ouvir histórias sobre momentos importantes vividos ali, na igreja...

O batizado da Larissa!

O batizado da Larissa!

A Primeira Comunhão da Mariane!

Amélia e outros anjinhos na coroação!
Ao final, depois de conferirmos de perto alguns detalhes da restauração, Flávia nos presenteou com cartilhas que contêm mais informações sobre a história da igreja relacionada à importância afetiva que ela tem para os moradores do distrito! E nos propôs um desafio: a partir de agora, cada participante, além de devoto, passa a ser guardião da igreja matriz!

Os alunos aceitaram a missão de observar, conforme consta nas cartilhas, se a igreja não tem goteiras ou infiltrações, se não há raios solares batendo diretamente sobre os altares e imagens, se as pessoas estão manuseando as imagens adequadamente... E foram instruídos a, caso percebam algum problema, avisarem logo ao zelador e à irmandade!

Em certo momento, perguntei a eles: E se a igreja deixasse de existir, como seria? E eles: Nossa, a gente nem consegue imaginar isso... Bem, já sabemos o quanto gostam deste espaço e agora que conhecem um pouco mais sobre ele, temos certeza: a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres acaba de ganhar excelentes guardiães!

Capa da cartilha elaborada especialmente pra gente pela Flávia!!
O conteúdo da cartilha! Para visualizar melhor, basta clicar na imagem!
Nosso grupo observando uns detalhes da restauração!
Nosso grupo e o altar-mor!

Nosso grupo e as cartilhas!! Ao fundo está a Lívia que, junto com a Thati, participou da ação! Bom sinal ter a comunidade por perto!

Agradecemos ao Seu Dormiro, avô da Amélia e zelador da igreja, que a abriu especialmente para nós!

Tchauzinho!!!

4 comentários:

  1. Oi Elodia! Nossa... acho que nem preciso dizer o quanto estou emocionada com esse post né? Na verdade queria dizer tanta coisa que não caberia aqui no espaço dos comentários... Então, quero fazer um pedido: será que posso escrever um texto falando sobre minhas impressões e sentimentos ao participar de uma ação do projeto? Daí eu envio a você e você mostra aos meninos. Realmente foi um dia lindo! Amei! Beijos para você e para os nossos guardiães!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia,
    ótima ideia! Escreve, mostro pros meus alunos e ainda posto aqui, pode ser?!
    Beijos nossos!

    ResponderExcluir
  3. Participar de mais um post desse blog lindo? Pode ser sim, claro! beijo

    ResponderExcluir
  4. Que legal essa sinergia que os alunos estão tendo com cada parceiro do projeto. Me fez recordar quando também fui cativada em ser uma guardiã do patrimônio de Ouro Preto, quando mais jovem fui voluntária do IPHAN na capela do meu bairro. Fica para sempre na nossa memória!

    ResponderExcluir